jazyk portugalština   jazyk čeština   jazyk němčina   jazyk němčina   jazyk polština   jazyk italština   jazyk španělština   jazyk němčina   jazyk angličtina

Gosto de fotografar de tudo – a pedra de tropeço de muitos fotógrafos

Um dos maiores travões para os fotógrafos, é o fato de gostarem de fotografar. Por quê? O que isso quer dizer? Aprendam com minha história pessoal.

Há mais de dez anos, quando eu peguei nas mãos a minha primeira câmara reflex digital, eu fotografei entusiasticamente absolutamente tudo. Retratos, paisagem, arquitetura, desporto, natureza-morta, reportagem…

E sim, é completamente natural que no início um fotógrafo experimente gêneros diferentes. Somente dessa maneira, ele consegue descobrir do que ele gosta mais. Com o tempo, alguns fotógrafos se tornam perfilados e se tornam especialistas em um gênero específico de fotografia. Só que com o Josef Cvrček não foi assim …

Como eu quis ser o melhor em tudo?

Era o ano de 2006 e eu ainda gostava de tirar fotos de absolutamente tudo. Não tinha uma opinião clara sobre o que eu queria e o que não queria fotografar.

Alguns anos depois em meus cursos notei que a maioria dos fotógrafos principiantes e até avançados, sofrem dessa síndrome, e então, eu não fui uma exceção a este respeito. Os anos passam e o meu progresso fotográfico era, vamos dizer assim, moderado.

Nos anos de 2007 e 2008, eu comprei um tripé que precisava para fotografar paisagem, um flash que precisava para fotografar reportagem, um gatilho remoto para fotografar cidade, uma lente teleobjetiva para fotografar animaizinhos no zoológico, uma bolsa nova, porque meu equipamento já estava a cair daquela velha, filtro de polarização para fotografar paisagem, placa refletora para retratos, lente para macro…

PARE! Vocês conhecem esta história? Vocês veem o círculo vicioso?

O que acham, eu comprava os melhores equipamentos ou os mais baratos que tinham?

Claro, b) está correto. Eu era financeiramente limitado e precisava de muitas coisas. Assim que eu tinha algum dinheiro, corria para me fazer uma felicidade e comprava algo que deveria levar ao meu progresso na fotografia.

No entanto, os progressos apenas aconteciam lentamente e a carteira estava vazia. Isto é o resultado do “fotografar de tudo”.

Sabem algo de tudo e nada de nada. Vocês são apenas fotógrafos médios (na melhor das hipóteses) em todos os gêneros. Vocês são como a maioria dos outros.

Ao mesmo tempo, a base de qualquer sucesso (não apenas no mundo da fotografia) é ser diferente dos outros.

O mais importante é escolher algo! Não importa o que.

Um dos pontos de virada mais importantes da minha fotografia foi meu foco em retratos e reportagens. Hoje eu já sei que não importava no que eu focava. O importante é escolher algo e se tornar um especialista. Levem isso em consideração. Quanto mais nos especializarmos, mais fácil será escolher uma lente e no final menos acessórios precisaremos. Como resultado disso, podemos nos permitir comprar equipamentos com melhor qualidade.

E além do mais, se fotografo 5 gêneros diferentes, ganho experiência em cada um deles muito lentamente.

No entanto se eu me dedicar em apenas um, irei me tornar melhor nele muito mais rápido. Talvez até 5x mais rápido.

Enquanto no primeiro caso, num fim de semana tiro fotos de retratos, no segundo de paisagem, no terceiro reportagem, no quarto flores e no quinto crianças; no segundo caso, tiro fotos do mesmo gênero todo final de semana, por exemplo, de flores. Então, no total de cinco vezes.

Em qual caso saberei melhor depois de cinco semanas fotografar flores, o que vocês acham? Isso faz sentido?

Vamos para os números grandes. Em vez de tirar retratos bonitos depois de 10 anos, vou tirá-los em 2 anos. E isso já vale a pena pensar, não é mesmo?

Sim, às vezes as experiências de um gênero podem ser úteis em outro, eu concordo. No entanto, ao melhorar em uma área, ganhamos outras oportunidades (ofertas de fotografia exatamente nessa área), que não teríamos se focássemos em mais áreas. E com essas oportunidades, surgem outras e experiências mais valiosas que acelerarão ainda mais nosso progresso. De repente, começa a valer 1 + 1 = 4 e a espiral do sucesso vai começar a girar.

Quais fotógrafos se saem melhor?

Com o passar dos anos, retirei produtos e paisagens do meu portfólio fotográfico, depois bailes, finalmente vendi o estúdio fotográfico e fiquei apenas com casamentos e retratos ocasionais. Cada despedida foi muito difícil. Mas pude colocar toda a energia que economizei nas áreas em que continuei a me desenvolver. Quanto mais gêneros eu “descartava”, mais eu me especializava, mais bem-sucedido eu era. Se eu continuasse com a fotografia profissional, certamente me especializaria ainda muito mais. Talvez eu abandonasse os retratos e só tiraria fotos de casamentos. Talvez eu me tornasse especialista em fotografar casamentos em castelos ou à beira-mar. Quem sabe…

Mas eu sei uma coisa. Como palestrante e blogueiro, tenho a oportunidade única de assistir centenas de fotógrafos se saindo bem e melhorando suas habilidades. E sobem mais rápido, aqueles que mais se especializam.

Aqueles que apenas fotografam cavalos ou cães e não estão interessados em mais nada. Aqueles que tiram fotos apenas de bebês ou, pelo contrário, se concentraram apenas no glamour. Aqueles que apenas fotografam macro.

Não quero dizer que essa seja uma condição suficiente. É só que é um bom acelerador. Quanto mais estreito o perfil, maior o acelerador.

Ou é apenas uma coincidência? O que vocês acham? Escrevam-me na discussão abaixo a sua opinião.

Komentáře
  1. Check beneath, are some totally unrelated sites to ours, nevertheless, they are most trustworthy sources that we use. Renata Pierce Uzzial

  2. film izle diz:

    Very handful of web-sites that happen to be comprehensive beneath, from our point of view are undoubtedly well worth checking out. Tana Zackariah Lita

  3. anime diz:

    Merely wanna say that this is extremely helpful, Thanks for taking your time to write this. Addy Kinsley Abbi

Přidat komentář

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Vaše osobní údaje budou použity pouze pro účely zpracování tohoto komentáře.