jazyk portugalština   jazyk čeština   jazyk němčina   jazyk němčina   jazyk polština   jazyk italština   jazyk španělština   jazyk němčina   jazyk angličtina

Qual é o momento certo de comprar uma nova câmara ou uma nova objetiva?

Todo fotógrafo provavelmente já passou por isso. Sobre o que estou a falar?

Sobre o dilema: Comprar uma nova câmara? Comprar uma nova lente? Isso irá me ajudar?

Hoje eu já sei, quando é o momento certo. Mas demorou para eu aprender.

Ficarei feliz em compartilhar esse conhecimento contigo. Caso contrário comprarás uma câmara reflex Full Frame por 2 000,- EUR e ficarás desapontado como eu, quando descobrires que isso não te trouxe muita coisa 🙂

Nosso desejo de comprar novos equipamentos fotográficos pode ser facilmente dividido em dois tipos:

1. esperamos que, com melhores equipamentos, tiraremos melhores fotos

2. resolvemos um problema específico que podemos descrever com precisão

Como reconhecemos se o desejo refere-se ao primeiro ou ao segundo tipo?

Basta uma pergunta:

Qual problema concretamente estou a tentar resolver que estou a pensar em comprar uma nova lente ou uma nova câmara?

Se a resposta for do tipo: “Quero ter fotos mais bonitas”, ou: “Minha câmara já está desatualizada”, então muito provavelmente este é um desejo do primeiro tipo.

Mas quando a resposta for: “Tiro fotos de shows e tenho um problema com o facto de as fotos terem muito ruído”, ou: “Fotografo retratos e quero ter o fundo ainda mais desfocado, por isso, preciso de uma lente com melhor luminosidade ou com maior distância focal”, ou: “Gosto de fotografar em contraluz e incomoda-me que a lente atual seja ruim em contraluz”, então trata-se de um desejo do segundo tipo.

Observe a especificidade. No segundo tipo sei concretamente qual problema quero solucionar.

Porque o desejo do primeiro tipo e tão perigoso?

O desejo do primeiro tipo é traiçoeiro no sentido de que comprar uma nova câmara ou uma nova lente não satisfaz nosso desejo. Uma câmara melhor ou uma lente melhor por si só não causa que tiraremos fotos melhores. Apenas nos deixa temporariamente felizes por termos comprado algo novo. Contudo, essa alegria logo desaparecerá e o desejo reaparecerá. Este mesmo. Só que por algo ainda melhor. E mais caro … Um círculo vicioso que implacavelmente consumirá tudo o que ganhamos.

E qual é a diferença entre o primeiro e o segundo tipo?

O desejo do segundo tipo é a necessidade de resolver um problema específico. Se eu precisar usar ISO alto, encontrarei uma câmara na qual isso seja possível sem que a foto fique inaceitavelmente ruidosa. Solucionarei o meu problema de modo simples e fácil. Depois não precisarei de uma câmara melhor. Meu problema foi resolvido. Ponto final.

Embora não exista solução para o desejo do primeiro tipo (cuidado com ele!), para o desejo do segundo tipo, com certeza, podemos achar uma solução.

Reconheço com certeza que se trata de um desejo do segundo tipo?

Sim. Você reconhecerá facilmente este momento. É aquele momento em que o Pepa me pergunta, o por que concretamente quero comprar algo novo, e eu consigo imediatamente responder. E não vou me enrolar com isso 🙂

E quando não tenho certeza se é um desejo do primeiro ou do segundo tipo?

Uma solução fácil é experimentar aquilo que queres comprar, alugar por algum dinheiro em uma locadora. Vá tirar fotos com isso. Depois, pense diante dos resultados no computador. É realmente muito melhor assim? Vale a pena investir nisso?

Komentáře

Přidat komentář

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Vaše osobní údaje budou použity pouze pro účely zpracování tohoto komentáře.